Dia do Trabalho (Trabalhador/es)
No Brasil e em alguns outros países (Portugal, França, Russia, etc...), é comemorado no dia 1º de maio. É quando celebra-se a memória de São José Operário, santo padroeiro dos trabalhadores.
Com a chegada de imigrantes europeus ao Brasil, as ideias de princípios e leis trabalhistas vieram junto. Em 1917 houve uma Greve geral. Com o fortalecimento da classe operária, o dia 1º de Maio foi declarado feriado pelo presidente Artur Bernardes em 1925.
Já nos Estados Unidos, em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse mês teve início uma greve geral nos EUA.
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias. Eles comemoram seu Labour day na primeira segunda de Setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário